BYD bate mais um recorde em maio, ultrapassa Toyota e já é a 4ª marca que mais vende veículos no Brasil
BYD bate mais um recorde em maio, ultrapassa Toyota e já é a 4ª marca que mais vende veículos no Brasil

BYD Dolphin Mini vendeu 2.444 unidades no Brasil em maio e lidera o ranking da marca
• Companhia emplaca mais de 9 mil carros e é líder em vendas no varejo em 18 cidades brasileiras, entre elas cinco capitais: Brasília (DF), Porto Velho (RO), Natal (RN), Maceió (AL) e Vitória (ES)
• Greentech se consolida no top 3 em todas as regiões brasileiras, com destaque para outras 12 capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza.
A BYD conquista outro marco histórico e assume a quarta colocação do ranking geral de venda varejo no Brasil, ao ultrapassar montadoras tradicionais que atuam há décadas no país. A quarta posição chega com 9.006 carros emplacados e 9,7% de market share, superando marcas como Toyota, Honda, Hyundai e Jeep.
Em 18 cidades no Brasil, a BYD ficou em primeiro lugar em vendas varejo no mês de maio
Um sucesso que se deve à expansão planejada da rede de concessionárias, garantindo que a marca esteja presente em todo o país. Já são mais de 180 lojas em todas as regiões e capitais. Além disso, a BYD ampliou a oferta de modelos para atingir todos os públicos: de um compacto 100% elétrico a um SUV super-híbrido para a família.
“A BYD atua no Brasil há mais de 11 anos. Antes de 2021 já estudávamos a fundo o mercado nacional e percebemos a grande demanda por carros tecnológicos e que atendessem à agenda da sustentabilidade. Chegamos com a proposta de construir um novo segmento, um novo capítulo na indústria brasileira, com inovação e excelente custo-benefício”, analisa Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e head de marketing e comercial da BYD Auto.
O executivo comemora os resultados e avisa que a marca vai seguir até a liderança geral do mercado automotivo brasileiro: “Ficamos felizes em ver que muito rapidamente os brasileiros abraçaram a BYD. Isso só reforça o discurso que sempre pregamos: o de que nossos carros chegaram para fazer a diferença no mercado e que estamos, pouco a pouco, democratizando um setor que era muito restrito. Estamos muito otimistas com esses resultados e temos certeza que é só o começo. Nesse ritmo, a BYD chegará à liderança do mercado nacional em pouco tempo, sempre oferecendo os melhores modelos para cada necessidade”.
Os carros mais emplacados da BYD do Brasil em maio foram: BYD Dolphin Mini (2.444); BYD Song Pro (1.689); BYD Dolphin GS (1.533); BYD Song Plus (1.106); BYD King GL + GS (772); BYD Yuan Pro (530); BYD Seal (363); BYD Dolphin Plus (267); BYD Yuan Plus (189); BYD Shark (99); BYD Song Plus Premium (13); BYD Tan (1).

A fábrica da BYD em Camaçari retomou as atividades nesta quinta-feira (8/1), após um período de recesso iniciado no dia 20 de dezembro. Desde que foi inaugurada, no dia 9 de outubro, a fábrica já soma uma produção próxima de 18 mil veículos dos modelos Dolphin Mini, King e Song Pro. “Obtivemos em 2025 uma produção extraordinária em Camaçari, conseguindo fechar o ano com quase 20 mil veículos produzidos. Isto é resultado de muito trabalho, foco e determinação em oferecer ao mercado brasileiro veículos eletrificados seguros e avançados tecnologicamente, produzidos em solo nacional pelas mãos de trabalhadores brasileiros”, destacou Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e Marketing da BYD Auto do Brasil. A fábrica de Camaçari foi fundamental para que a BYD pudesse consolidar a sua estratégia de crescimento no mercado brasileiro, tendo como principal diferencial em relação à concorrência justamente a produção local. “Rompemos barreiras, quebramos tabus em relação aos carros elétricos e ganhamos a preferência dos consumidores brasileiros. E nesta equação contar com uma fábrica do porte desta de Camaçari, que é a maior estrutura de produção automotiva do continente, fez toda a diferença”, explicou Baldy. Para este ano, a estratégia da BYD passa pela expansão da produção em Camaçari, incorporação de fornecedores locais e operação das fábricas de soldagem, estamparia e pintura. “Em 2026, a produção de Camaçari será mais uma vez decisiva para que a BYD continue a ser competitiva em termos de preços frente à concorrência, após o fim dos incentivos tarifários às importações”, ressaltou Baldy. A fábrica baiana conta atualmente com mais de 2 mil colaboradores, com perspectiva de chegar até ao final do ano com cerca de 5 mil trabalhadores contratados.

Projeto supera grandes marcas no AMPRO Awards e avança como destaque absoluto também no cenário internacional no FIP Festival A BYD é a grande vencedora no AMPRO Awards e FIP Festival com a campanha de lançamento do BYD Yuan Pro “Seu primeiro SUV elétrico em todas as dimensões”, desenvolvida em parceria com a agência FanClub. O case de sucesso marcou a entrada da empresa em novas plataformas para amplificar o relacionamento com os consumidores, especialmente o público jovem, uma geração apaixonada por tecnologia e inovação, assim como a greentech. A investida da marca no ecossistema de games e esports quebrou barreiras ao integrar a apresentação do veículo ao patrocínio do campeonato “Hero Cup”, criado com a Hero Base, e à criação da Blade Ball BYD City, um espaço no metaverso desenvolvido pela Level8, que ampliou a estratégia de engajamento da marca ao proporcionar aos jogadores uma experiência imersiva nas tecnologias da greentech, com foco na sustentabilidade. A companhia foi laureada no AMPRO Awards 2025, uma das principais premiações de marketing promocional e brand experience do País, e conquistou Ouro na categoria “Lançamento de Produto ou Serviço” e o Grand Prix na vertical “Creative Effectiveness”, em que concorreu com outras marcas já consagradas. “Cada ação que fazemos é pensada para atender, inspirar e aproximar quem já aderiu ou deseja aderir à eletrificação e receber esse reconhecimento do nosso esforço diário em construir uma conexão verdadeira com o consumidor e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Comercial e Marketing da BYD no Brasil. Reconhecimento que ultrapassa fronteiras O sucesso do projeto foi tanto que também chamou atenção fora do país. A campanha de lançamento do BYD Yuan Pro venceu no FIP Festival, premiação internacional com 26 anos de história que reúne cases de diversos países, como Espanha, Argentina, Colômbia, Peru e Chile, conquistando o Grand Prix da categoria “Experiencia de Marca de Productos de Consumo Masivo” e o nível Ouro da categoria “Lanzamientos y Relanzamientos - Automotrices, Motos y Camiones” que consolida a força da estratégia desenvolvida para apresentar o modelo ao mercado brasileiro. As premiações consolidam a BYD como uma referência em inovação, criatividade e experiência de marca. “O reconhecimento no FIP Festival destaca a força do projeto e o impacto internacional da estratégia desenvolvida para o BYD Yuan Pro. Essa premiação é motivo de muito orgulho para a equipe que tanto se esforçou nesta entrega”, complementa o executivo.

A BYD já democratizou o acesso a modelos de alta tecnologia e qualidade para o público em geral e também acredita em uma mobilidade acessível para pessoas com deficiência. Porém, muitos ainda desconhecem os direitos e os benefícios fiscais disponíveis na aquisição de um veículo. Para tornar esse processo mais simples e acessível, a marca criou o Programa de Vantagens BYD PcD, que oferece suporte especializado e condições diferenciadas para esse público, garantindo uma jornada de compra mais inclusiva e tranquila. A iniciativa oferece ainda descontos médios de até 20% em modelos selecionados, além de suporte completo na solicitação dos benefícios tributários, conforme a legislação vigente. Entre as isenções contempladas estão o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Esses tributos incidem sobre a fabricação, a venda e a propriedade de automóveis e podem representar parte significativa do valor final do veículo. Pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou mental severa ou profunda e autistas podem solicitar isenção total ou parcial desses impostos, conforme regras e limites definidos por cada órgão fiscal. Quem pode se beneficiar O programa é destinado a pessoas que enfrentam desafios de mobilidade ou autonomia no dia a dia, oferecendo apoio para que possam dirigir ou se deslocar com mais conforto, independência e qualidade de vida. Entre as condições que podem permitir o enquadramento estão Alzheimer, sequelas de AVC, Parkinson, Esclerose Múltipla, Fibromialgia, amputações, diabetes com complicações neurológicas ou visuais, Autismo, Síndrome de Down, além de deficiências auditivas e visuais. A comprovação do direito é feita por meio de laudo médico e perícia oficial, conforme exigências dos órgãos públicos responsáveis. Etapas do processo O procedimento de elegibilidade é composto por várias etapas, que envolvem tanto o comprador quanto diferentes instâncias governamentais: Emissão de relatório médico por profissional credenciado. Avaliação gratuita por peritos do Detran e do SUS. Obtenção ou alteração da CNH Especial PcD, quando necessária. Solicitação da isenção de IPI junto à Receita Federal. Escolha do veículo em concessionária BYD. Pedido de isenção de ICMS junto à Secretaria da Fazenda (para veículos até R$ 120 mil). Envio do pedido do veículo à montadora. Faturamento e produção. Emplacamento e emissão dos documentos de registro. Solicitação da isenção de IPVA, mediante avaliação presencial do IMESC, quando exigida. Veículos com condições diferenciadas Atualmente, três modelos da BYD participam do programa com preços reduzidos para o público PcD. A montadora destaca que os veículos não são adaptados, mas oferecem valores acessíveis para esse público. Entre os modelos está o Song Pro GL, que se destaca pelo sistema híbrido DM-i, que combina um motor a combustão e um motor elétrico, com foco em eficiência e economia. Além disso, tem um desempenho de 223 cv de potência. O valor pelo programa está saindo de R$ 189.990 para R$ 147.990. Já o elétrico Dolphin Mini GL, com montadora no Brasil, é o veículo mais econômico da categoria no país. O valor está de R$ 118.800 por R$ 99.990. O King GL é uma versão de entrada do sedã híbrido plug-in da BYD, que combina motor a combustão 1.5 e motor elétrico. O modelo possui diversas tecnologias, como um sistema de câmeras 360 e conectividade para smartphones e tela. O sedan híbrido plug-in é o mais eficiente do mercado, segundo a tabela oficial do Inmetro. Pelo programa de benefícios, o modelo sai de R$ 169.990 por R$ 144.492. Atendimento e suporte da montadora A BYD oferece orientação administrativa e consultiva para clientes PcD que desejam solicitar isenções fiscais. O atendimento inclui informações sobre documentos necessários, etapas de solicitação e simulação de valores, além de acompanhamento durante o processo de compra e faturamento do veículo. Contudo, a emissão de laudos médicos e perícias oficiais é responsabilidade de profissionais de saúde e órgãos públicos, não sendo feitas pela montadora. Mobilidade e sustentabilidade O Programa de Vantagens BYD faz parte da estratégia da montadora para ampliar o acesso à mobilidade elétrica no país. A iniciativa atende tanto o público PcD quanto consumidores corporativos e motoristas profissionais, priorizando eficiência energética e baixo custo por quilômetro rodado. A empresa afirma que o programa foi desenvolvido para transformar a economia em resultado real ao unir benefícios fiscais, suporte técnico e soluções de mobilidade sustentável.

A marca que virou sinônimo de carros eletrificados no Brasil acaba de receber mais um reconhecimento com o Prêmio Reclame Aqui 2025, na categoria “Montadora de Veículos Elétricos e Híbridos”. É mais um importante marco na consolidação da companhia no mercado brasileiro, reforçando o firme propósito em entregar as melhores soluções em atendimento, inovação e tecnologia. O Reclame Aqui é um dos principais termômetros da relação entre consumidores e empresas no Brasil. A plataforma permite registrar reclamações sobre produtos e serviços e funciona como uma referência para avaliar a reputação das marcas. Entre todas as empresas cadastradas, o site seleciona apenas as empresas melhor avaliadas para concorrer à premiação, e são os próprios consumidores que escolhem os vencedores. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira (9/12), em um evento em São Paulo. Com reputação “Ótima” no Reclame Aqui e nota média de 8,2, a BYD foi indicada na categoria “Montadora de Veículos Elétricos e Híbridos” e concorreu com a GWM Motors, que ficou com a segunda colocação. A conquista reflete o compromisso da BYD em oferecer uma experiência de excelência, resultado de um trabalho de reputação construído em sintonia com os quase 200 mil proprietários da marca no Brasil. “Esse prêmio reafirma nossos valores de transparência, respeito e dedicação a relacionamentos duradouros com os clientes. A BYD segue empenhada em aprimorar seus processos de atendimento, pós-venda e comunicação, sempre com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes”, celebra Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil. O executivo reforça que o prêmio consolida um trabalho contínuo e dedicado, realizado não apenas pela marca, mas também pelos mais de três mil colaboradores que ajudam a construir um legado de eletrificação e modernização no setor automotivo. “O processo de consolidação de marca é uma construção contínua, que exige o máximo respeito com os clientes, especialmente em um setor tão competitivo como o automotivo. É justamente por isso que é super relevante para nós, da BYD, sermos reconhecidos em uma premiação que mede a satisfação dos consumidores brasileiros”, complementa Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Comercial e Marketing da BYD no Brasil.


