BYD conquista o Prêmio Reclame Aqui 2025 como a montadora com o melhor atendimento do Brasil

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Se o Pavilhão de Exposições do Anhembi serviu para apresentar novos carros e marcas ao público de São Paulo nos últimos dez dias, com o retorno, depois de sete anos do Salão do Automóvel, foi em mais de 200 concessionárias pelo país que o consumidor mandou um recado claro: a nova era da mobilidade tem um líder claro – e bem à frente. Em novembro, a BYD alcançou a sua melhor performance em vendas desde que iniciou sua operação de veículos leves no Brasil, em 2022. Foram mais de 16.500 pedidos, entre varejo e vendas diretas, este último segmento impulsionado por um programa de small business recém lançado pela nova diretoria Comercial, liderada por Fábio Lage. Os números oficiais do fechamento do mês devem ser divulgados nos próximos dias. O recorde comercial da BYD esquenta um debate levantado por especialistas durante o Salão do Automóvel de São Paulo: o mercado será capaz de absorver tantas marcas novas? O reencontro com o salão fez o visitante matar uma saudade de sete anos por carros modernos e novidades, mas saindo daqueles 500 metros quadrados de cada estande, aonde vão parar todos os lançamentos mostrados no Anhembi? A BYD vai fechar 2025 com 210 concessionárias abertas e 15 em fase final de obra. A Denza, marca premium que estreou na feira, com três abertas e quatro em obras. “Exibir tecnologias, como o U9, o carro mais rápido do mundo, ou o Flash Charger, capaz de dar 400 quilômetros de autonomia a um EV em cinco minutos, é algo que tradicionalmente já fazemos nos maiores salões automotivos do mundo, parte do nosso DNA, como empresa de inovação”, observa Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing BYD Auto no Brasil. “A pergunta importante pós-salão é: quem vai ter rede, pós-venda, estrutura, capacidade de oferecer tudo isso que foi mostrado durante a estes dez dias ao consumidor? Eu te garanto que a BYD tem”. Quando o Salão do Automóvel de 2025 chegou ao quarto dia de funcionamento em São Paulo, em Camaçari, na Bahia, a fábrica da BYD alcançou a marca de 10 mil carros produzidos em menos de 60 dias de operação. Um segundo turno de trabalho — das 18h às 3h15 — já começou em fase experimental. “As pessoas às vezes, por esquecimento, desatenção ou alguma intenção que não vem ao caso, incluem a BYD num grupo geral de ‘as chinesas’ que absolutamente não corresponde à verdade. O fato de a BYD estar no Brasil há 11 anos com outros negócios faz muita diferença na nossa operação de automóveis”, diz Baldy. “Quem está chegando vai ser apresentado só agora ao que nós já aprendemos a lidar há muito tempo, o que nos dá uma grande vantagem de mercado”, completa o executivo. Outra vantagem, aponta o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, é a tecnologia pioneira em veículos elétricos e híbridos plug-in. “Tecnicamente, é muito difícil competir com nossos produtos. Por isso, os concorrentes falam em um primeiro momento em inovação, mas depois recorrem até a carros a diesel, como se viu no Salão”, afirma Li. “O que é um passo atrás em termos de tecnologia – isso sem falar em sustentabilidade”. Mesmo os veículos com motor a etanol, um combustível limpo e brasileiro, apresentam um desafio: uma quantidade de peças até 40% maior do que carros elétricos — o que significa mais custo de manutenção. A BYD já apresentou seu modelo de motor híbrido flex e doou ao governo brasileiro uma edição especial do BYD Song Pro Híbrido Flex especialmente para a COP 30, recém realizada na Amazônia. Para Tyler Li, a chegada de novas marcas vai reforçar o vanguardismo tecnológico da BYD. “O que se observa na China é que nossos carros elétricos e PHEV estão muito à frente em desenvolvimento. Nossos competidores tentam ganhar mercado com modelos a combustão mais baratos”, diz o executivo, que tem 22 patentes em seu nome. A BYD entra com 45 pedidos de patente por dia, em média, na sua matriz, em Shenzhen. Em geral, 19 ou 20 são aprovados. Mais de 120 mil colaboradores da companhia trabalham com pesquisa e desenvolvimento.

BYD Dolphin Mini vendeu 2.444 unidades no Brasil em maio e lidera o ranking da marca • Companhia emplaca mais de 9 mil carros e é líder em vendas no varejo em 18 cidades brasileiras, entre elas cinco capitais: Brasília (DF), Porto Velho (RO), Natal (RN), Maceió (AL) e Vitória (ES) • Greentech se consolida no top 3 em todas as regiões brasileiras, com destaque para outras 12 capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. A BYD conquista outro marco histórico e assume a quarta colocação do ranking geral de venda varejo no Brasil, ao ultrapassar montadoras tradicionais que atuam há décadas no país. A quarta posição chega com 9.006 carros emplacados e 9,7% de market share, superando marcas como Toyota, Honda, Hyundai e Jeep. Em 18 cidades no Brasil, a BYD ficou em primeiro lugar em vendas varejo no mês de maio Um sucesso que se deve à expansão planejada da rede de concessionárias, garantindo que a marca esteja presente em todo o país. Já são mais de 180 lojas em todas as regiões e capitais. Além disso, a BYD ampliou a oferta de modelos para atingir todos os públicos: de um compacto 100% elétrico a um SUV super-híbrido para a família. “A BYD atua no Brasil há mais de 11 anos. Antes de 2021 já estudávamos a fundo o mercado nacional e percebemos a grande demanda por carros tecnológicos e que atendessem à agenda da sustentabilidade. Chegamos com a proposta de construir um novo segmento, um novo capítulo na indústria brasileira, com inovação e excelente custo-benefício”, analisa Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e head de marketing e comercial da BYD Auto. O executivo comemora os resultados e avisa que a marca vai seguir até a liderança geral do mercado automotivo brasileiro: “Ficamos felizes em ver que muito rapidamente os brasileiros abraçaram a BYD. Isso só reforça o discurso que sempre pregamos: o de que nossos carros chegaram para fazer a diferença no mercado e que estamos, pouco a pouco, democratizando um setor que era muito restrito. Estamos muito otimistas com esses resultados e temos certeza que é só o começo. Nesse ritmo, a BYD chegará à liderança do mercado nacional em pouco tempo, sempre oferecendo os melhores modelos para cada necessidade”. Os carros mais emplacados da BYD do Brasil em maio foram: BYD Dolphin Mini (2.444); BYD Song Pro (1.689); BYD Dolphin GS (1.533); BYD Song Plus (1.106); BYD King GL + GS (772); BYD Yuan Pro (530); BYD Seal (363); BYD Dolphin Plus (267); BYD Yuan Plus (189); BYD Shark (99); BYD Song Plus Premium (13); BYD Tan (1).

● DENZA revela ao mercado o seu primeiro modelo esportivo, o DENZA Z, além de trazer ao mercado o DENZA N9, SUV de luxo. ● FANGCHENGBAO mostra a sua linha completa: desde o BAO 5 e BAO 8 até o recém-lançado BAO 3 (Titan 3). aparecem juntos pela primeira vez, junto com uma demonstração ao vivo do sistema inteligente de drones embarcados da BYD. ● Vendas da YANGWANG superam 10 mil unidades. Marca apresentou seu novo SUV de luxo de grande porte, o YANGWANG U8L, junto com toda a sua linha de produtos: YANGWANG U7, U8 e U9. No Salão do Automóvel de Xangai 2025, as marcas premium da BYD - DENZA, FANGCHENGBAO e YANGWANG - chamaram a atenção ao apresentarem suas mais recentes inovações no setor automotivo. Com lançamentos que reforçam o compromisso com tecnologia de ponta, design arrojado e sustentabilidade, as três marcas revelaram modelos que representam a nova geração de veículos inteligentes e eletrificados. As novidades marcaram presença entre os destaques do evento, evidenciando o avanço da BYD para redefinir o futuro da mobilidade global. Dentre as novidades, destaca-se: Apresentação do DENZA Z, primeiro carro com conceito esportivo da marca A DENZA aproveitou o Salão do Automóvel de Xangai 2025 para revelar seu primeiro carro conceito esportivo - o DENZA Z — marcando uma entrada ousada no segmento de alto desempenho. Incorporando a nova filosofia de design da marca, chamada “Pure Emotion” (Pura Emoção), o DENZA Z Concept Sports Car integra tecnologias de ponta, incluindo o primeiro sistema de direção steer-by-wire (sistema de direção que substitui a conexão mecânica tradicional entre o volante e as rodas por uma conexão eletrônica) - desenvolvido inteiramente pela marca, o sistema inteligente de controle da carroceria DiSus-M Magneto-reológico, um chassi totalmente by-wire (funções totalmente elétricas) e a plataforma inteligente e3 — ultrapassando os limites da mobilidade premium inteligente.

Sucessivos recordes de vendas ao longo do ano fizeram a marca subir seis posições em relação ao ano de 2023, onde figurava como a nona no ranking mundial O ano de 2024 consolida a atuação internacional da BYD, momento em que a marca atinge recordes de vendas em todos os países de atuação com veículos elétricos e híbridos. O sucesso de sua estratégia reflete diretamente nas vendas. Foram mais de 3,8 milhões de carros eletrificados vendidos em todo o globo terrestre, superando marcas tradicionais de carros à combustão. Cinco anos antes, em 2019, a BYD figurava apenas na 49ª posição do ranking global de vendas. Além de entrar no pódio de vendas mundial em meio a gigantes com muitas décadas de atuação, a marca também registrou 4,5% de market share no cenário mundial, um aumento de 41,6% em relação a 2023. Entre as 10 marcas que lideram, sete delas apresentaram queda ou estagnação nas vendas e no marketshare. A BYD segue firme em suas estratégias globais de continuar na vanguarda da venda de carros eletrificados e com grandes ambições de liderar as vendas mundiais nos próximos anos. No Brasil a greentech segue avançando em vendas e consolidando a sua atuação forte entre as 10 marcas que mais vendem no mercado nacional no ranking geral e em sétima quando considerado apenas venda varejo para 2024. Neste ano foram emplacados 76.711 veículos pela marca, mais de 58 mil a mais do que em 2023, o que significa um crescimento explosivo de mais de 328%. Resultado de uma linha de excelentes produtos aliada a um preço competitivo, entregando para os brasileiros aquilo que era uma demanda represada há décadas: carros confortáveis, econômicos, bem construídos, com alto nível de sofisticação e tecnologia embarcada, tornando acessíveis itens que eram encontrados apenas em carros de luxo de valores muito elevados. No primeiro mês de 2025 a BYD ficou em nona colocação no ranking geral, com mais de 6,5 mil carros emplacados e 4,2% de market share. Quando considerada apenas a venda varejo, sem contabilizar as vendas diretas, a BYD fica em sétimo lugar, com mais de 6,1 mil unidades vendidas. As informações são de Focus2Move e CleanTechnica.


